quinta-feira, 2 de julho de 2009

Adolescentes e crianças sofrem com medo de decepcionar os pais

O convívio familiar é uma questão de grande complexidade, afinal, pais e filhos pensam de formas diferentes e por isso estão sempre se envolvendo em conflitos. Crianças e jovens fazem sérias reclamações a respeito desse relacionamento, admitindo que o elevado número de cobranças é capaz de provocar o medo de uma possível decepção. 

Os pais são controladores e o excesso de proteção muitas vezes acaba atrapalhando o desenvolvimento do filho, que acaba criando dificuldade de tomar suas próprias decisões. É importante lembrar que cada um possui a sua própria forma de viver a vida, assim os pais não têm o direito de escolher o caminho pelo qual o filho deve se conduzir. 

A maturidade é adquirida com o tempo, ou seja, o jovem precisa aprender com os seus erros e enfrentar dificuldades para melhorar como pessoa. Eles normalmente cultivam o medo de decepcionar devido a pressão exercida pelos pais, então a melhor forma de evitar esse transtornos é concedendo espaço para que ele faça as próprias escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário