segunda-feira, 6 de julho de 2009

Efeitos da corrente elétrica e sua frequência

O efeito térmico quando a corrente passa em um condutor produz calor, o condutor aquece onde este fenômeno é também chamado de efeito Joule. Campo magnético produzido pela corrente elétrica é quando a corrente elétrica passa em um condutor, ao redor do conduto se produz um campo magnético. A corrente elétrica se comporta como um imã, tendo a propriedade e exercer ações sobre imãs e sobre o ferro.

Efeito químico, fazendo-se passar uma corrente elétrica por uma solução de ácido sulfúrico em água, por exemplo, observe-se que da solução se desprende hidrogênio e oxigênio. A corrente elétrica produz então, uma ação química nos elementos que constituem a solução. Esta ação, que se chama eletrólise. Efeitos fisiológicos, onde a corrente elétrica tem ação, de modo geral sobre os tecidos vivo, porque os tecidos são formados de substancias que sofrem ação da eletricidade. 

Mas é particularmente importante a ação da corrente elétrica sobre os nervos e os músculos. Na ação sobre os nervos devemos distinguir a ação sobre os nervos sensitivos e sobre os nervos motores. A ação sobre os nervos sensitivos dá sensação de dor. A ação sobre os nervos motores dá uma comoção (choque). A corrente elétrica passando pelo músculo produz nele uma contração. 

O choque elétrico, é quando uma corrente elétrica passa pelo nosso corpo a ação sobre os nervos e os músculos produz uma reação do nosso corpo a que chamamos de choque. A intensidade do choque depende da intensidade da corrente, quanto mais a intensidade da corrente, mais forte será o choque. Quando uma pessoa está com o corpo molhado a resistência oferecida à passagem da corrente diminui; então a intensidade da corrente aumenta e o choque é mais intenso, nas instalações elétricas residenciais a corrente elétrica é fornecida com uma diferença de potencial de 110 e 220 volts.

Frequência da corrente elétrica, muitos aparelhos elétricos utilizados em nossas casas funcionam ligados a tomada, ou seja, utilizam a corrente elétrica alternada, já que o movimento dos elétrons no interior do fio alterna constantemente em seu sentido, ora para um lado, ora para outro lado, A freqüência de alternância da corrente é de sessenta vezes por segundo (60Hz). Para entendemos o que ocorre no interior do fio convém notar que o tempo de 1/60s, que para a nossa vivencia é muito pequeno, do ponto de vista de eventos na escala atômica é bastante grande. Esse tempo é suficiente para que os elétrons livres ultrapassem a ordem de 20000 espaçamentos da rede cristalina em cada sentido alternância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário