quinta-feira, 2 de julho de 2009

Etapas da adolescencia

A adolescência é um período repleto de mudanças na vida de uma pessoa, ela se estende dos 12 aos 18 anos, sendo que é divida por algumas etapas características. As modificações podem ser tanto físicas como também mentais, o individuo vai formulando novas percepções a respeito do mundo. 

A primeira etapa da adolescência é a puberdade, é nesse período que a criança começa a deixar os brinquedos de lado para viver os primeiros reflexos da juventude. As meninas têm a primeira menstruação por volta dos 12 anos, depois seus seios passam a crescer gradualmente. A puberdade se manifesta mais tarde nos meninos, entre 13 e 15 anos, a voz engrossa e a barba começa aparecer no rosto. 

É mais ou menos a partir dos 13 anos que os adolescentes desenvolvem o interesse pelo sexo oposto e vivem a primeira experiência amorosa. O sexo é algo que costuma ser descoberto nessa fase, pesquisas mostram que os jovens estão tendo relações cada vez mais cedo. 

O fim da adolescência basicamente acontece aos 18 anos, quando o período do Ensino Médio chega ao fim e o individuo se vê diante de novas responsabilidades em sua vida. Dizem que essa fase é a melhor de nossas vidas, por isso temos que aproveitar cada momento, cada nova descoberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário