segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gripe Suína doença que pode matar

A gripe suína, como sabemos, vem sendo motivo de discussão, para todos os países, principalmente para a OMS (Organização Mundial da Saúde), que teme que o vírus vire uma pandemia (epidemia mundial). A preocupação é grande pois ainda não existem vacinas que combatam a doença no corpo humano, os únicos remédios, são os para a gripe comum, pois como a gripe suína tem os mesmos sintomas, os remédios para a gripe comum ajudam ao contaminado se recuperar da doença aos poucos. As únicas vacinas existentes são para os suínos, que por sua vez são os principais transmissores da doença.

Muitas mortes ocorreram no mundo por causa dela, foram 61 no mundo todo. A ONU afirma que o mundo está salvo da doença, e que ela, o vírus A (H1N1), se espalhou porque os porcos têm a gripe, assim quando tossem essas secreções acabam sendo passadas para as pessoas que trabalham com eles, que resulta na contaminação no homem. Disseram também que não tem perigo de contaminação comendo carne suína, mas um estudo feito no Brasil, mostrou que só se pega a gripe, quando se ingere a carne com a doença. 

O vírus demora de 7 a 10 dias para fazer efeito no contaminado, isto é, durante esse período a pessoa pode não apresentar sintomas da doença. Sendo uma doença respiratória, pode causar uma inflamação nos pulmões fazendo com que o doente tenha insuficiência respiratória, e causa também lesões graves nos músculos, atingindo o coração e os rins, e dificilmente pode virar uma meningite entre outros problemas no sistema nervoso. Em qualquer um desses casos a doença pode ser fatal.Os sintomas são: febre alta, falta de apetite, cansaço, tosse, sensação de garganta seca, náuseas e vômitos e diarréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário