segunda-feira, 6 de julho de 2009

Linfoma e um tipo de câncer

O sistema responsável pelas defesas do nosso corpo é o sistema linfático. É formado por gânglios e linfonodos, que produzem as células de defesa do organismo, detendo infecções. Você já notou que quando se machuca, a região afetada fica vermelha incha, e fica dolorida, isso é resultado do funcionamento do sistema linfático. 

O linfoma é um grave tipo de câncer sanguíneo, onde há uma proliferação desordenada dos linfócitos, e podem aparecer em lugares como abdômen, virilha, axilas, pescoço e pélvis. Ele é o quinto maior causador de mortes em pacientes oncológicos, e está presente em 12% da população brasileira, sem dizer que só 6% conseguem identificar o caso.De acordo com as últimas pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2004, foram confirmadas 3 192 mortes por linfoma no Brasil.

O tratamento com o anticorpo monoclonal rituximabe (que é associado á quimioterapia), é considerado um grande avanço entres os tratamentos dos linfomas. Teve a duração de setes anos para ser estudado, e com muito sucesso, certifica que os pacientes que passaram por esse tratamento estão vivos até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário