quinta-feira, 2 de julho de 2009

O que é anorexia e os tratamentos que devem ser feitos

A anorexia é um problema bastante delicado, capaz de causar sérias dificuldades para conseguir manter uma alimentação adequada. Esse distúrbio tem procedência psicológica, ou seja, a pessoa fica com muito medo de se alimentar diante da possibilidade do ganho de peso. Outra característica é que o doente vê o seu corpo de uma forma alterada, imaginando estar gordo sem realmente estar. 

As adolescentes são as principais vítimas da anorexia nervosa, elas também costumam desenvolver a bulemia, um distúrbio alimentar caracterizado pela provocação de vômitos depois de ingerir alimentos em excesso. As complicações da anorexia são muito perigosas, o organismo do doente não vai contar com a quantidade ideal de nutrientes e sofrerá danos para conseguir funcionar da maneira correta. Entre os problemas de saúde que se desenvolvem estão a anemia, a depressão e a perda de massa óssea. 

Para que o tratamento possa ter eficiência, é importante que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível. Um psicólogo e um nutricionista deverão trabalhar juntos para conseguir elaborar um tratamento eficaz para o doente e existe boas chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário