segunda-feira, 6 de julho de 2009

Quais os riscos que estamos correndo com a gripe Suína

A gripe suína chegou e trouxe muitas preocupações e em alguns casos levou a morte e ainda muitas pessoas não sabem quais são os riscos e os cuidados que devemos ter. O mundo inteiro está em alerta contra o vírus causador da gripe a H1N1 conhecida como gripe suína, onde a doença começou a se espalhar no México e em poucos dias atingiu os estados Unidos, Canadá, Espanha e Grã-Bretanha.

No fim de junho mais de 100 países registraram casos da doença que já infectou mais de 70 mil pessoas e passando de 300 mortos. Qualquer tipo de gripe pode matar em especial pessoas com sistema imune enfraquecido, porem, a nova gripe é capaz de afetar gravemente pessoas com sistema imune mais forte, essa gripe nada mais é do que uma doença respiratória transmitida através do vírus influenza A H1N1.

Essa doença é transmitida por via aérea mesmo com muito ou apenas um arzinho de frio no inverno deve ter muitos cuidados em locais fechados, pois em lugares aglomerados com multidões e fechado facilita a propagação de doenças respiratórias, o contagio se dá de pessoa para pessoa por meio de tosse, espirros e contatos com secreções respiratórias de quem estiver infectado. Os sintomas podem variar desde a ausência de sintomas até os mais severos, onde o principal risco à doença é uma inflamação severa dos pulmões podendo levar a incapacidade da respiração, tendo também as lesões nos músculos podendo levar problemas nos rins e no coração. Seus sintomas normalmente aparecem como uma pequena gripe a diferença é que são mais agudos como febre acima de 37,5°C e tosse ou dor de garganta que pode acompanhar ou não de dores de cabeça, musculares nas articulações e dificuldade respiratória, os sintomas pode ter inicio no período de três a sete dias após contato com a influenza A H1N1. O tratamento é realizado com medicamentos antiviral e o remédio está disponível em toda rede pública de saúde, mas só faz efeito se tomar até 48 horas a partir do inicio dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário