segunda-feira, 6 de julho de 2009

Saiba um pouco mais sobre o Alessandro Giuseppe Volta

No fim do século XVII um novo ramo da física fascinava os pesquisadores que era a eletricidade, era estranho que dois corpos pudessem atrair um ao outro só porque tinham sido friccionados gerando o fluido misterioso que se chama eletricidade. A eletricidade parecia favorecer determinadas reações ou dissociação de compostos entre eles a água.

Foi Alessandro Volta físico italiano quem aprofundou os estados dos fenômenos elétricos e conseguiu gerar eletricidade por meio de reações químicas, contribuiu um estranho aparelho com moedas de cobre, discos de zinco e discos de feltro banhados com uma solução ácida que servia como para produzir com continuidade um movimento de cargas elétricas através de um condutor. Após este passo em pouco tempo bastou para que as relações entre as correntes elétricas e os campos magnéticos fossem descobertos, a contribuição de Volta para o progresso da Ciência foi realmente notável onde não se dedicou somente a eletrologia, mas se interessou profundamente na solução de diversos problemas industriais.

Alessandro Volta nasceu em Como uma pequena cidade próxima de Milão na Itália, em 18 de fevereiro de 1745, ele era os sete dos sete filhos de Conde Filippo Volta o seu pai e sua mãe Condêssa Maria Madalena. Com a morte de seu pai a família fica em situação econômica difícil e o jovem Alessandro vai viver com o tio, pois já era o tempo de pensar no futuro onde seu tio queria que fizesse Direito, um professor aconselha a carreira eclesiástica, entretanto a escolha definitiva é feira pelo próprio Alessandro que decide pela física.

Aos 16 anos abandona o colégio aonde estudava e decide estudar sozinho com um amigo que ensina a os primeiro passos rudimentos da física. Em 1775 Volta inventa o eletróforo onde o aparelho recebeu seu nome atualmente, que promove a eletrização de condutores e possibilita obter tensões aproveitando o principio de funcionalidade do condensador. Possuiu muitas invenções e que delas são necessárias, assim como o significado de 220 Volts é em homenagem a Alessandro Volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário