quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tratamento para dependentes quimicos

A dependência química está se disseminando pelo mundo, isso porque novos vícios estão sendo criados e as substancias se tornam cada vez mais tóxicas ao organismo. O dependente químico não vive sem o consumo de um determinado produto, que pode ser tanto drogas lícitas (cigarro, álcool) como também as ilícitas (cocaína, maconha, LSD). 

O diagnostico não é feito pelo próprio dependente, normalmente ele não admite que está doente. Assim, a família e os amigos assumem um papel fundamental no tratamento, devem aconselhar o dependente a procurar ajuda médica antes que a situação se torne mais caótica e fuja completamente do controle. 

O tratamento do dependente trabalha com o psicológico dele, ou seja, serão realizadas reuniões com várias pessoas que sofrem do mesmo problema para que possam fazer uma troca de experiências. Psicólogos devem oferecer sessões de análise e as pessoas que conseguiram a recuperação podem realizar palestras de apoio. Há clínicas especializadas no tratamento de dependentes químicos, consistindo numa internação que consegue afastar o vício aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário