segunda-feira, 6 de julho de 2009

Saiba um pouco mais sobre Corrente Elétrica

Movimento ordenado dos elétrons no interior de um condutor ao se estabelecer uma diferença de potencial. As explicações de como os fios metálicos fazem funcionar os aparelhos está na estrutura da matéria. Os elétrons das ultimas camadas dos metais estão fracamente ligados aos núcleos dos seus átomos, podendo locomover-se pelo material livremente e por isso são denominados de elétron livres.

Em condições normais os movimentos dos elétrons no interior de um metal é desordenado ou caótico, consiste apenas no movimento de vibração térmica, e não constitui uma corrente elétrica, pois esses elétrons não se movem apenas na direção do fio. Quando este movimento é ordenado na direção do fio cria-se uma corrente elétrica, ou seja, um movimento dos eletros livres no interior do condutor na direção do fio.

Para isso é preciso que haja uma diferença de potencial entre os pontos do metal, o que pode ser conseguido com um dispositivo que apresente terminais positiva e negativo como uma pilha ou uma bateria, Quando ligamos um fio elétrico a uma bateria, por exemplo, estabelece no interior desse fio um campo elétrico uniforme que preenche todo o interior do fio. Esse campo elétrico agirá sobre todos os elétrons livres ocasionando as forças responsáveis pelo movimento desses elétrons que se superpõe à agitação térmica. Uma Lâmpada acessa indica que por ela está passando uma corrente elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário