segunda-feira, 6 de julho de 2009

Saiba um pouco mais sobre a Reforma Protestante e a Contra Reforma

Até o final da idade média todos os cristãos permaneceram unidos em torno da autoridade do papa, no inicio da idade moderna alguns religiosos passaram a protestar a autoridade do papa, Calvino criou o calvinismo na Suíça e Henrique VIII dei inicio a formação do anglicanismo na Inglaterra, esses movimentos ficaram conhecidos como a Reforma Protestante. 

Até a reforma protestante o homem vivia atormentado pelo medo de ir para o inferno, esses abusos eram mal visto e pediam reforma, a igreja condenava o comercio dos burgueses a usura, ou seja, o empréstimo do dinheiro a juros. A igreja dizia que o comerciante não era agradável a Deus, esses e outros fatos contribuíram para a reforma de uma consciência crítica entre os fiéis o fato precipitou a Reforma Protestante foi à venda de indulgências, Indulgências é o perdão total ou parcial dos pecados.

Esse comércio é evidente, acabava tendo duas funções: tranquilizava a consciência dos ricos e enriquecia a igreja. As consequências da reforma foram que enfraqueceu o poder político da igreja, aumentou o poder dos reis, fortaleceu os burgueses com as idéias calvinistas que justificava os lucros, estimulou a participação dos fiéis nos cultos religiosos, deu origem a conflitos religiosos entre católicos, que iriam manter seu poder, os protestantes que pretendiam aumentar sua influencia.

A contra reforma teve como as principais iniciativas a convocação do Concílio de Trento a criação da Companhia de Jesus e a intensificação das atividades do tribunal da inquisição, o Tribunal da Inquisição foi instrumento da terra, atraso e abuso utilizado pela Igreja católica contra todos os que fossem ao contrario a sua doutrina. Essas pessoas eram submetidas a interrogatória durante os quais eram torturados até confessarem seus crimes, sendo obrigatório as si converter ao cristianismo caso contrario, eram condenados a morte na fogueira.

Um comentário: